Pároco
Pároco:
Padre Henrique Manuel Rodrigues dos Santos
Data de Ordenação:
08/12/1995
O Padre Henrique Manuel Rodrigues dos Santos foi ordenado sacerdote no dia 8 de Dezembro de 1995, na Sé da Guarda, por D. António dos Santos, após ter frequentado o Seminário Maior da Guarda, onde realizou os estudos do sexénio Filosófico/Teológico.
Iniciou o exercício do Ministério como cooperador pastoral na cidade da Covilhã, Paróquia de São Martinho, sendo professor de Educação Moral e Religiosa Católica na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, o antigo Liceu. Posteriormente foi nomeado membro da equipa pastoral de Trancoso, com responsabilidades específicas nas paróquias de Palhais e Rio de Mel e nas escolas da cidade, onde foi docente de EMRC.
De seguida esteve pároco no Arciprestado de Pinhel das paróquias de Souropires, Pala, Terras d’el Rei, Valbom, Bogalhal, Ervedosa, Bouça Cova e Alverca da Beira. Simultaneamente, fez formação complementar na Universidade Pontifícia de Comilhas, em Madrid, licenciando-se em Teologia, especialidade de História da Igreja. Matriculou-se no Doutoramento em Teologia, especialidade de História da Igreja, que concluiu em 2009 na mesma Universidade de Madrid. Foi professor no Seminário Maior da Guarda, no Instituto Superior de Teologia de Viseu e na Universidade Católica de Viseu. Durante um ano prestou serviço paroquial no arciprestado de Seia, nas paróquias de São Martinho, Vila Cova, Sandomil e São Gião.
Posteriormente, esteve no Arciprestado da Covilhã e foi pároco das paróquias de São José, Santa Maria e São Martinho da Covilhã e de Vila do Carvalho. Simultaneamente, foi administrador paroquial, durante um ano, das paróquias de Paúl, Erada e Sobral de São Miguel. Na Covilhã, foi ainda professor e capelão da Universidade da Beira Interior. Atualmente, além de pároco das paróquias de Jarmelo, Gonçalbocas, Arrifana e São Miguel da Guarda, é o Delegado Diocesano da Pastoral da Cultura, Delegado para o Diálogo Ecuménico e Inter-religioso, Presidente do Departamento do Património Cultural da Diocese da Guarda e Arcipreste do recentemente criado Arciprestado de Guarda e Manteigas.