Escuteiros de São Miguel - Agrupamento 1402

O Agrupamento 1402 - São Miguel da Guarda é um agrupamento de escuteiros local, integrado na paróquia de São Miguel da Guarda que teve a sua génese no ano de 2018.

Embora seja conhecida a existência de um agrupamento do Corpo Nacional de Escutas, sediado no cento da cidade da Guarda, a elevada densidade populacional da freguesia de São Miguel da Guarda, justificou a criação do Agrupamento 1402.

A fundação do Agrupamento 1402 ocorreu a 29 de setembro, na celebração da Eucaristia do dia do Santo Padroeiro (São Miguel), da paróquia de São Miguel da Guarda.

Como fundadores estiveram o Senhor Padre Henrique Manuel Rodrigues dos Santos (Assistente de Agrupamento), Manuel Marques (Chefe de Agrupamento), e mais dois elementos que, entretanto, optaram por seguir outros caminhos.

Embora seja um agrupamento bastante recente, tem vindo a crescer e, à data conta com 39 elementos, distribuídos pelas primeira e segunda secções.

A primeira secção integra as crianças dos 6 aos 10 e a segunda os jovens dos 10 aos 14 anos de idade.
A Alcateia é constituída por 13 lobitos, distribuídos pelo bando branco e preto.
A Expedição é constituída por 15 Exploradores, os quais formam as duas patrulhas existentes.

No seu segundo ano de existência e com a evolução no sistema de progresso dos jovens, proposto pelo movimento escutista, o Agrupamento pensa, em breve, abrir a terceira secção (rapazes e raparigas dos 14 aos 18 anos), em breve.

Da equipe do Agrupamento, faz parte, Chefe de Agrupamento (Manuel Marques, o Assistente (o pároco, Padre Henrique Manuel Rodrigues dos Santos), e nove aspirantes a dirigentes.

O Agrupamento 1402 de São Miguel da Guarda rege-se pela lei e princípios do Escutismo Católico Português e apresenta como missão a promoção dos valores do movimento escutista, bem como a promoção do desenvolvimento dos jovens nos domínios emocional, intelectual, físico e espiritual, ajudando-os a serem pessoas melhores e cidadãos globais integrados na sua comunidade e com um papel construtivo na sociedade