Movimento Esperança e Vida
Movimento Esperança e Vida (M.E.V.)
O Movimento Esperança e Vida é um movimento católico de Apostolado laical, constituído e dirigido por mulheres viúvas, que tendo alcançado um certo equilíbrio humano e cristão dentro do seu estado de viuvez, pretendem dar apoio às irmãs atingidas pela mesma provação, sobretudo às viúvas mais recentes.
Origem do Movimento Esperança e Vida (M.E.V.):
O M.E.V. foi fundado em França durante a guerra de 1939-1945 com o nome Groupement Spiritual des Veuves por umas viúvas jovens que se reuniram com o desejo de compreender o sentido e o valor da sua provação e de mutuamente se ajudarem. Tendo-se encontrado em Lourdes, na peregrinação de 1946, decidiram, como resultado desse encontro, pôr-se ao serviço das mulheres atingidas pelas mesma provação da viuvez para lhes transmitirem a mensagem de Fé, que a elas próprias tinha ajudado.
Como começou em Portugal:
Em Portugal foi criado em 1958. Cerca de oito viúvas, acompanhadas pelo Cónego Correia de Sá, foram a Lourdes participar na Peregrinação organizada pelo Groupement Spiritual des Veuves. Regressaram desejosas de fundar o movimento em Portugal.
Ainda em 1958, no dia três de dezembro, realizou-se na Igreja de São Domingos, em Lisboa e com o apoio do Cónego Pereira de Sá uma primeira reunião. Foi o começo de um movimento que se espalhou por todo o país e pelo undo.
Objetivos do Movimento Esperança e Vida (M.E.V.):
Os objetivos do M.E.V. são:
- Ajudar as viúvas a sair do seu isolamento e reencontrar um equilíbrio humano e espiritual;
- Descobrir o sentido da sua provação e o caminho que leva a Deus neste estado de viuvez, quer seja transitório, quer seja definitivo, bem como o seu lugar no mundo e na Igreja e a sua nova missão no seu lar.
Na diocese da Guarda foi fundado em 1968 sob a proteção do Senhor Bispo Dom Policarpo e na Paróquia de São Miguel da Guarda no dia 30 de janeiro de 1980, foi criado um Centro do Movimento Esperança e Vida (M.E.V.).
Organização e Vida de Um Centro:
Em cada Centro existe uma equipa responsável, formada por três senhoras viúvas cuja ação é coordenada por uma das responsáveis.
Temos um encontro mensal, aberto a todas as viúvas da zona servida pelo Centro, que começa com a oração ao Divino Espírito Santo, seguindo-se a leitura e explicação de um tema enviado pela Direção Nacional onde cada uma pode intervir, dar o seu testemunho, esclarecer dúvidas, etc..
É neste encontro que se agendam as atividades do Centro:
Distribuição do jornal do Movimento Esperança e Vida (M.E.V.);
Comemoração do aniversário da criação do Centro nesta paróquia;
Visitas a viúvas que se encontram em situações mais difíceis;
Retiro na Quaresma;
Participação na Peregrinação Nacional a Fátima e outras situações que possam surgir.
No final da reunião participamos na Eucaristia celebrada pelas nossas intenções e pelas almas dos nossos maridos.
Terminada a Eucaristia regressamos a nossas casa, mais enriquecidas e com mais coragem para continuarmos a nossa luta.