Renovamento Carismático

Como surgiu:
Teve o seu começo num retiro de vinte e cinco rapazes e raparigas universitários em Duquesne (Estados Unidos da América) de 17 a 19 de fevereiro de 1967. Tal como no Pentecostes, também nesse retiro o Espírito Santo se manifestou de uma forma clara e sensível.

Para além de uma maravilhosa transformação interior, professores e estudantes comtemplaram, ante os seus olhos atónitos, o despertar dos carismas, sendo o Espírito Santo o único protagonista. A partir desse retiro o Renovamento alastrou-se não só à América, mas por todo o Mundo, não como movimento organizado, mas como fenómeno religioso, moderno, como graça extraordinária, como corrente impetuosa ou vendaval, como uma “chance” providencial para a Igreja.

O Renovamento não é algo criado, inventado ou planeado pelo homem, foi uma surpresa de Deus, uma graça decorrente do Concílio Vaticano II. Talvez não tivesse surgido se o Concílio Vaticano II não tivesse criado na Igreja Católica um clima de abertura e de atenção ao que o Espírito Santo lhe dizia.

O que é o Renovamento Carismático Católico:
É uma graça pentecostal oferecida à Igreja inteira e a todos os movimentos que nela existem – não exclui ninguém. É, no dizer do teólogo Heribert Muhlen, “não um movimento da Igreja, mas a Igreja em movimento”.

Caracteriza-se por uma renovação da vida dos seus participantes através da descoberta da pessoa de Jesus Ressuscitado e do Seu amor. Nesta descoberta, cada pessoa vai abrindo o seu coração à ação poderosa do Espírito de Deus e vai descobrindo que Deus lhe confia talentos, capacidades e carismas para pôr ao serviço da Igreja Católica.

O Renovamento Carismático Católico é chamado a ser fermento, luz e sal para a humanidade de hoje:
Fermento: – na grande massa de Católicos que participam na vida da Igreja, fazendo-lhes propostas de renovação para a sua vida, dando-lhes uma nova vida no Espírito Santo, através da Efusão do mesmo Espírito;
Luz: – para os Católicos que estão afastados da Igreja, atraindo-os e mostrando-lhes o rosto de uma Igreja crente, alegre e acolhedora;
Sal: – para a multidão dos que não acreditam em Jesus Cristo, indo ao Seu encontro como evangelizadores eficazes ao serviço da Palavra.

O Movimento na Paróquia
Nesta Paróquia existe um grupo de oração do Renovamento Carismático Católico chamado “Sementes do Espírito Santo”, que reúne habitualmente aos domingos, no Salão Paroquial, às 20.30 horas para a oração do terço Mariano e do terço da Misericórdia Divina e às 21 horas para a oração de louvor, leitura e partilha da Palavra da Sagrada Escritura e intercessão.

No último domingo de cada mês a oração é na capela do Santíssimo da Igreja de São Miguel, com o mesmo horário, mas às 21 horas é a Adoração ao Santíssimo.